quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Para começar, o começo!

Quando o primeiro passo é dado, resta-nos encontrar um tanto de coragem para seguir em frente.
Foto: Victor Costa da Cunha Lima

Para um bebê, o primeiro passo significa tudo. Não que ele esteja consciente da magnitude desse gesto, tão espontâneo nessa fase da vida. Mas não será esse o primeiro grande ato de uma vida inteira? Mal sabe aquela criaturinha que acaba de protagonizar o episódio mais importante de sua existência: o prenúncio de um tropeço. Depois daqui, ele estará pronto para enfrentar o que vier. O fim da amamentação, o primeiro dia no Jardim de Infância, a imagem da mãe indo embora pelo corredor de flores artificiais, enquanto ela faz força para segurar as lágrimas e evita olhar para trás. É o tropeço a base de tudo. Sem ele, nunca teríamos chegado a lugar nenhum. Uma criança se atreve a levantar sem saber como aquilo funciona. E tropeça. Se ri, ou se chora, pouco importa. Ela não teve medo. 
Certo, com o tempo, aprendemos que é saudável sentir um pouco de medo. Ele pode nos poupar de enrascadas das quais, provavelmente, não levaríamos só lembranças de tropeços. Mas e quando o medo paralisa? Quem nunca se viu imóvel diante de um começo? Tudo na vida requer uma dose de coragem: começar um blog, uma carta, destinar um e-mail. Começar a tocar um instrumento? Um ato heroico! Você vai parecer ridículo, vai incomodar a vizinha, afastar alguns amigos, mas terá que começar de algum lugar. Mesmo que seja do ruído. 
Esse pode não ser o seu caso, mas estou certa de que há um caso aí ainda não resolvido. Então, na dúvida, faça como a criança: levante com um impulso firme e um sorriso leve, como quem não tem nada a perder. De preferência, tenha por perto quem possa segurar sua mão, caso o caminho seja íngreme e você titubeie. Se não tiver essa sorte, ainda assim, não há porque temer o tropeço. Eu, por exemplo, não tivesse finalmente decidido embarcar, não teria chegado a 331 caracteres. Não teria chegado a você.
E ainda que nada disso tenha lhe acrescentado muita coisa, foi o meu primeiro passo. E esse é só o começo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário