quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Essa gente é agente

Estes são Cláudia e Paulo. Eles são seres humanos. Sim, humanos no sentido integral, porque vivem buscando propósitos que sirvam ao crescimento e emancipação de outras pessoas. Eles vivem buscando inspirar, e talvez por isso mesmo sejam tão inspirados.

Cláudia é uma Natalense que formou-se em Direito "porque a vida quis assim", mas foi sempre no trabalho voluntário que encontrou realização. Depois de se firmar profissionalmente, ela decidiu se dedicar ao que lhe despertava verdadeira paixão, e começou a cursar Ciências Sociais na Ufpb. Ela trabalha, faz faculdade, cuida de um gatinho e faz mais um milhão de coisas, mas reservou um tempinho para nos doar em uma "Conversa Amistosa Sobre Saber Ouvir". Nós do PUA (Projeto Uepb em Ação) aprendemos muito com ela, principalmente sobre humildade  e compaixão.

O Paulo tem formação militar, serviu por muito tempo na Aeronáutica e, como sempre conta, aprendeu a "matar profissionalmente", até decidir se tornar professor, virar doutor, e descobrir que seu melhor lugar no mundo era onde pudesse estar junto da molecada vestido de palhaço. No curso de Relações Internacionais ele toca o PUA e se dedica aos estudos de Segurança Humana, Cultura de Paz, Mediação de Conflitos e temas afins, além de puxar todo mundo pra palhaçada no trabalho lindo que faz nas comunidades do Cristo-Rangel como Clown. O mais bonito é ver como ele é apaixonado pelo que faz e a maneira como contagia todo mundo ao redor. Ele é o cara que te olha nos olhos e pergunta "O que você sabe fazer?" e te ajuda a descobrir o que você tem de melhor para oferecer como ser humano, como um agente de paz em potencial, para em seguida dizer: "Vem! Tem gente querendo aprender com você!".

Um dia desses me perguntaram sobre algo que eu realmente gostasse de fazer e foi difícil responder. Mas conviver com gente assim me faz lembrar do que mais me apaixona na vida: compartilhar boas histórias. Histórias como a desses dois, que nos inspirem a nos tornarmos seres humanos de verdade, cada vez mais conscientes de que somos todos uma grande família.

Essa gente é agente, porque faz o que pode com o que tem, e assim descobre que pode sempre ir além! E é muito bom estar viva e poder presenciar tudo isso. Muito, muito obrigada!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário